segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Eu aprendi a esperar...

Num primeiro momento, queríamos a FIV. Queríamos nosso bebe pra ontem. Então a FIV resolveria! Isso realmente é o que acham aqueles que desconhecem o ambiente da infertilidade falta temporária de fertilidade - prefiro assim ;).
Primeiro porque quem resolve mesmo como, quando e porque é Nosso Pai. Segundo que a parte física tem que estar apta, certo? Então, a trompa esquerda dilatada não era um sinal favorável e se partiremos direto pra FIV sem antes resolver essa situação, podíamos colocar tudo a perder... (A trompa inflamada e dilatada contém um líquido tóxico que impede que o embrião se fixe no útero). Foi num exame chamado histeroscopia - pra ver a cavidade uterina - que a Dra esclareceu realmente as minhas dúvidas. Lá vimos também que as trompas não pareciam estar em suas melhores condições. Pronto, eu já tinha certeza. Queria passar antes pela Videolaparoscopia.
Cheguei em casa tranquila, e expliquei timtim por timtim ao futuro papai, que tivesse um poquinho mais de paciência, que eu queria passar pela cirurgia. Ele foi um amor, como tem sido sempre.
Enquanto faço exames pré-operatórios, também optamos por fazer um outro tratamento, que apesar de ainda ser um pouco controverso na classe médica, minha médica acreditava e nós também. Nosso exame de Crossmatch deu negativo. Solução: Imunização com Linfócitos Paternos.
O tratamento consiste em 3 (ou mais) doses da vacina do papai. O futuro papai vai colher o sangue na clínica RDO, após aproximadamente 4 hs, a futura mamãe, vai lá para recebê-los. É, um pacto de sangue! rsrs
Duas picadinhas em cada antebraço e muita esperança que dê tudo certo. Cada aplicação foi feita com intervalos de 21 dias cada. 20% das mulheres precisam da 4ª dose. Eu precisei!
No meio do tratamento ILP... Salpingectomia à Esquerda por Videolaparoscopia.
É isso mesmo, na minha cirurgia, foi visto a necessidade de tirar a trompa esquerda. Ela estava muito doentinha e não havia reversão. A trompa direita estava com um cisto, obstruindo a passagem. Foi tirado o cisto e deixado a passagem linda, limpa, livre!

Obrigada! Dra Anja e Nosso Pai e Nossa Mãe! Deu tudo certo, começaremos então a namorar e deixar o nosso sonho acontecer!

Mas peraí.. abstinencia sexual por 30 dias - Socorro!
3 meses sem engravidar!

OK, OK,
EU APRENDI A ESPERAR.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

E ai Dra, qual é a solução?

Uma coisa é certa, se há algum problema dificuldade há de haver a solução.
Lembram daqueles dois exames que eu questionei se eram necessários fazer, pois os convênios médicos não cobrem?! Pois foi justamente nestes que foram encontradas as alterações. Trombofilia. Histerossalpingografia, a segunda, alterações severas na minha tormpa esquerda e algumas mais leves na direita. Trompas Obstruídas e possivelmente com Salpingite.
Uma somatórias de problemas dificuladades.
Uma coisa pelo menos nos aliviou, o espermograma do maridão é excelente! Mesmo ele estando bem acima do peso, sendo fumante e sedentário! Eu achei ótimo, uma dificuldade a menos.

Bom, vamos por parte:
C677T - Heterozigota da mutação C677T do gene MTHFR, relacionado ao metabolismo da homocisteína, defeito de fechamento de tubo neural e doenças cardiovasculares.
A1298C - Heterozigota da mutação A1298C do gene MTHFR, relacionado ao metabolismo da homocisteína, defeito de fechamento de tubo neural, doenças cardiovasculares e má resposta ovariana.

Na verdade essas alterações mostram uma chance aumentada em comparação com as pessoas que não possuem essa alteração, isso não quer dizer que você certamente terá estes problemas descritos. Um exemplo é que não tenho alteração nos exames de homocisteína.

E ai Dra, qual é a solução?

Fugir do sedentarismo, é essencial praticar alguma atividade física regularmente.
Tomar ácido fólico - auxilia na formação do tubo neural e evita que dê algum probleminha.
Vitaminas C e E para uma produção mais saudável de óvulos.
E possível uso de Enoxaparina Sódica, caso tenha mais alguma alteração que demosntre a Trombofilia (tendência a desenvolver eventos trombóticos). Pois bem, eu tenho!
Alteração na Anti-Fosfatidilserina.

E ai Dra, qual é a solução?

Enoxaparina Sódica. Injeção diária da ovulação até a 34ª semana de gestação. Para a coagulação sanguínea. Esta alteração está diretamente ligada a infartos placentários. Formam-se trombos que dificultam ou impossibilitam a passagem de oxigênio e alimento para o feto, que não consegue se implantar no útero ou se conseguem, podem não se desenvolver adequadamente.

Pois bem, então temos a solução, só isso já me faz agradecer a Deus!

Mas se as trompas estão obstruídas e inflamadas como que faz para o encontro milagroso acontecer!?! E ai Dra, qual é a solução?
21 dias de anti-inflamatório, pro casal.
Videolaparoscopia, para averiguação das reais condições das trompas.

Ufa! Só tenho agradecer ao Pai Divino, que colocou minhas dificuldades diante de mim e junto com ela todas as soluções.

Eis que nos é colocado: Vocês preferem fazer a videolaparoscopia ou gostariam de partir diretamnete para a FIV?
Vantagens e desvantagens foram conversadas, prós e contras.
Agora havia chegado a hora de futuro papai e futura mamãe resolverem sozinhos.
Em breve daremos nossa resposta Dra.

Por incrível que pareça, diante de tantos achados, saí de lá aliviada. Tem solução.